terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bayeux marca história no Audiovisual depois do êxito da I Mostra de Cinema

Com o credenciamento e palavra do presidente da Academia Paraibana de Cinema, o veterano e intelectual Willis Leal, foi declarada aberta a I Mostra de Cinema de Bayeux, na última sexta (13), realizado pelo cine Atitude Cultural e o patrocínio do FIC – prêmio Linduarte Noronha. 


Depois da solenidade de abertura, foi apresentado ao público da cidade, o filme de Alexandre Macedo “Condutor de Metais” (Doc, 10min, PB, 2005) que mostra a vida de Sinval, um catador bayeuxense bastante excêntrico. Em seguida, foi a vez do anfitrião e calouro no cenário audiovisual paraibano, Luis Barbosa, lançando seu curta “Leprosário” (Doc, 10min, 2012, PB). Concluindo a sessão na noite da sexta feira 13, foi lançado “Sophia” (Fic, 15min, PB, 2013), filmado no interior da Paraíba, no município de Coremas, o curta revela o amadurecimento no olhar e a sensibilidade da alma, do ousado jovem diretor Kennel Rógis que transpirou amor e carinho na relação mãe e filha através da imagem.

Depois de aguçar os olhares, foi a vez de emocionar os ouvidos do público local, o sopranista bayeuxense e canto lírico Kleiton D'Araújo mostrou que é possível sonhar com a arte e impulsionar o universo musical com a sutileza da voz. “Simplesmente surreal o talkshow desse grande talento chamado Kleiton”, expressou um expectador. No sábado (14), foi a vez da abertura das oficinas com os facilitadores Lúcio Cesar (produtor audiovisual) e Suzi Lopes (Atriz), ambos criaram estratégia de fundir o trabalho do ator, com a cena fílmica, ao longo dos dois momentos das oficinas de “Ator em Câmera” e “Noções de produção audiovisual”. Durante a noite foi exibido o documentário registro de uma figura notória no anedotário da cidade de Bayeux,  chamado "Maria Preta" (Documentário, 10 min, 2013, PB, Dir. Marcos Paulo Rodrigues), nome de uma senhora de 98 anos de idade que ficou marcada por abrir o primeiro e mais badalado cabaré da cidade, o famoso Bar Jabiraca. Por fim, foi passado o sucesso de público e crítica no projeto itinerante “Cine Atitude: Imagens em Movimento”, o curta "10 Centavos" - (dir. Cesar Fernando de Oliveira, 19', BA).

Já na última noite, após revelar o resultado das oficinas da Mostra, foi à vez do público se deliciar com uma sessão especial thriller, com sangue, morte, ficção e lançamento. Abertura ficou por conta do documentário ardiloso chamado "Irmãs" (Dir. Gian Orsini, Doc, 16 min, PB, 2011), em seguida outro marco na produção audiovisual paraibana “Cão Sedento” (Fic, 2005, PB, 9’) de Bruno Sales. Com muito sangue e sedução, fechou com chave de ouro a noite de domingo com o lançamento de "Lex Talionis", filme de João Paulo Palitot (Ficção - PB). Após a sessão ainda rolou uma roda de diálogo, com os produtores João Paulo Palitot, Lúcio Cesar, Luis Barbosa, Vitor Blam, Suzi Lopes e Berg Lima, coordenador da Mostra. O evento aconteceu no Salão de Eventos do Lar Fabiano de Cristo, situado no bairro da Imaculada, próximo ao Mercado Público da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário